Um dos signos mais sensíveis e ligados á família: Câncer. Conheça as propriedades de um canceriano, e seus traços de personalidade.
Data: 22 de junho a 22 de julho
Frase: “Eu sinto”
Verbo: alimentar
Palavra: tenacidade
Natureza básica: patriota, o que faz um lar, o historiador da família
Polaridade: feminino, negativo, yin
Casa: 4
Elemento oposto; Capricórnio
Quadruplicidade: cardinal (criação ou ação inicial)
Elemento: Água
Tipo do elemento: a água cristalina da nascente, o líquido aminótico
Regente: Lua
Metal: prata
Símbolo de Câncer: Um caranguejo com uma carapaça dura e forte por fora protegendo uma fragilidade interior
Expressão positiva do signo: economia, boa memória, reserva, tenacidade, imaginação viva
Expressão negativa: preguiça, inércia, sonho; tendência a só ver o lado negativo das coisas, imagina as coisas piores do que são; caprichoso, queixoso, gosta de colocar culpa nos outros para manter a posse
Anatomia: Peito, estômago, seios, útero, ovário, mucosa.
Um caranguejo da família
O quarto signo zodiacal é considerado o mais sensível de todos por conta do elemento água e o planeta regente. Um dos aspectos que se torna mais presente no signo de Câncer é a sua ligação extremamente forte com a família, infância e passado. Toda experiência é de valor, e é o que nos trouxe ao ponto onde nos encontramos atualmente, por conta disso o canceriano irá olhar para o passado com bastante frequência, e se apegará ás memórias que lhe trazem um certo conforto sentimental.
Um dos motivos de o caranguejo ser o símbolo do signo, é por sempre carregar a própria casa. O canceriano tem laços afetivos bem fortes chegando ao ponto de passar dos limites e se tornar simbiótico. Assim como ele gosta de ser cuidado, o cuidar do outro é importante, por isso é comum ouvirmos dizer que o canceriano tem um dom maternal bem forte.
A personalidade do canceriano
O planeta regente desse signo é a lua, e como sabemos ela tem fases. Então, um canceriano também teria fases em seus comportamentos? Provavelmente sim. Um canceriano pode ser alguém terno, que ama cuidar dos outros, mostrando seu capricho, e em outros momentos mostrar sua vulnerabilidade, o rancor, a infantilidade.
O que mais chama a atenção de um canceriano são as suas emoções. Até mesmo quando vai tomar uma decisão racional, ele irá se importar com o emocional. Esse aspecto jamais sai de si mesmo. Eles também são pessoas intuitivas, e também podem ser românticos e sonhadores. Um contraponto é a lentidão do caranguejo, ele tem um fluxo energético consideravelmente lento, sendo até preguiçosos.
Quando são magoados e feridos, os cancerianos se voltam para si mesmos afim de procurar proteção. Um caranguejo que se esconde na própria casa até se sentir seguro o suficiente para sair. Por conta da sensibilidades, eles podem demorar a perdoar ou a esquecer os maus momentos. Ficam remoendo as angustias e provavelmente colocarão a culpa em outra pessoa que não eles próprios.
Assim como visto anteriormente, o canceriano é muito apegado á coisas (nem que seja o passado em si) para se sentir seguro emocionalmente. Algumas pessoas desse signo podem se apegar á objetos materiais, o que o torna econômico – já que o apego é tão grande que dificilmente se desfaçará dele, logo não compraria outro objeto.
A simbologia do signo de Câncer
A maior simbologia desse signo vem do seu planeta regente, a Lua. No paganismo, a Lua é uma força divina feminina, a Mãe-Terra, a Grande-Mãe. Aquela que dá vida para toda a vida, vivencia suas fases, suas luzes e sombras, aquela que é donzela, mãe e, por fim, anciã sábia. Em diversas mitologias temos deusas que entram nesse aspecto e sendo representadas pela Lua. São elas: Ísis, deusa da Lua e da Magia no Egito; Nossa Senhora da Montanha e da Lua em Creta; Deusa Nana, da criação, fertilidade e da abundância em Caldeia; Na Grécia, Deusa Ártemis; em Roma, a Deusa Réia que amamenta os gêmeos Rômulo e Remo.
Além disso, a Lua tem suas fases á cada 28 dias que entram em sincronia com os humanos, mais especificamente as mulheres em seus ciclos menstruais. As marés e os animais também recebem influência do astro, de acordo com suas fases lunares. Existe uma história de que o motivo de as marés serem influenciadas pela Lua vêm da ligação da Deusa e o seu ventre. O bebê, quando ainda dentro da mãe, está envolto de água (líquido aminótico), e como em algumas culturas a Terra seria uma Deusa Mãe (Gaia) então os mares representariam o seu ventre. Por isso a ligação feminina.
A influência do signo no corpo
O signo de Câncer governa a região do peito, estômago e fluidos corporais. Um canceriano pode desenvolver problemas nessas áreas quando estiverem vulneráveis, ou quando retém suas emoções podem reter esses fluídos.
Em seu aspecto maternal, ele também pode reger a região do ovário, útero e seios.
Como se tornar um canceriano melhor?
- Dar mais espaço para entes queridos;
- Ser mais direto com as pessoas;
- Equilibrar razão x emoção;
- Não viver tanto no passado;
- Menos demanda emocional;
- Equilibrar emoções.
Fontes
A astrologia da Mãe-Terra – Marcia Starck
As plantas e os planetas – Ana Bandeira de Carvalho