Você se autossabota? Se nem sabe o significado, venha que vou explicar o que é, e o motivo de corrermos esse risco em nosso dia a dia.
Olá pessoal!
A autossabotagem pode ser um assunto que você já tenha um conhecimento prévio. Mesmo assim irei falar sobre ele, pois é importante refletir nossos comportamentos e verificar se estamos fazendo mal para nós mesmos.
O que é a autossabotagem
São comportamentos feitos de maneira inconsciente, e que costumam prejudicar a nós mesmos. Em alguns casos, o sujeito tem pensamentos repetitivos auto depreciativos, que levam á tais comportamentos inconscientes. Até mesmo os próprios comportamentos se tornam repetitivos, dependendo da situação.
Um exemplo é uma pessoa sair de uma relação abusiva e entrar em outra. Apesar dela saber que isso vai lhe prejudicar, os parceiros que ela se relacionam tem esse “padrão” repetitivo: serem abusivos. Nesse caso, poderia haver alguma ligação com a infância da pessoa, ou então ela foi condicionada á pensar que não “merece” ser feliz.
Sendo assim, podemos entender que a autossabotagem são comportamentos e pensamentos repetitivos que trazem um maleficio para a pessoa, sem que a mesma perceba.
Como que acontece a autossabotagem
Entendamos, primeiramente, que temos comportamentos automáticos em nossas vidas. Ou seja, fazemos coisas sem ficar raciocinando com muita atenção, apenas fazemos e pronto. Andar de bicicleta é um exemplo, pois depois de aprendermos, não ficamos pensando em que momento frear, quando trocar a marcha, apenas o fazemos. Também é assim quando aprendemos a dirigir, no começo pode até ficar se repetindo, porém com o tempo o fará sem perceber.
A autossabotagem funciona da mesma forma. É automático, não é perceptível á menos que a própria pessoa se olhe. No entanto, quando esse olhar para si mesmo é feito, podemos esperar uma resposta bem fugaz “a culpa não é minha”.
É possível notar a autossabotagem já no discurso da pessoa. Frases negativas sobre si mesmo costumam ser ditas para, praticamente, tudo na vida. A pessoa se auto despreza. Quanto mais essa negatividade é dita pelo próprio sujeito, mais propensos são de acreditar em tais palavras e continuar com os comportamentos.
A autossabotagem nos impede de crescer
Isso me parece óbvio, e talvez eu esteja sendo ao afirmar isso, porém algumas pessoas podem não compreender com exatidão. Os comportamentos repetitivos dificultam o próprio crescimento, seja na vida pessoal, com a família, ou também profissionalmente.
Apesar da pessoa querer alcançar um objetivo, e de saber exatamente o que fazer, é provável que não o faça. Na hora de agir, ela poderá fugir. Um exemplo é fugir na hora de encarar uma situação que considere difícil, por medo de falhar. Isso também é autossabotagem.Tudo isso ocorre porque a própria pessoa não se considera merecedora.
Conclusão
Pequenas atitudes podem ser sinais de uma autassabotagem, a procrastinação, fuga de situações que sejam consideradas difíceis de se superar, e entre outras. Pare e reflita sobre suas ações, se questione o motivo de estar agindo desse jeito, e busque resolver seus problemas o quanto antes.
Reflita os seus pensamento quando pensa sobre as situações. Realmente se considera uma pessoa não merecedora? Por quê? Por que você se autossabota?