Astrologia Caminho da Lua

Sexto signo do zodíaco: Virgem

Virgem

Um virginiano pode não querer atenção, mas fará suas tarefas buscando a perfeição. Conheça os pontos de personalidade do signo de virgem

Data: 23 de agosto a 22 de setembro

Frase: “Eu analiso”

Verbo: servir

Palavra: praticidade

Natureza básica: crítico, artesão

Casa: 6

Polaridade: feminino, negativo, yin

Signo oposto: Peixes

Quadruplicidade: mutável (flexibilidade e adaptabilidade do que foi criado)

Elemento: Terra (inércia tensa)

Tipo do elemento: terra da colheita, o armazenamento da semente

Anatomia: Intestino delgado, duodeno, baço, produção de enzimas, pâncreas, vesícula.

Regente: Mercúrio

Metal: mercúrio

Expressão positiva do signo: discreto, aplicado, metódico, organizado, adaptável a pessoas e a condições diversas, discernimento, talento para análise do exato

Expressão negativa: hipocondria, timidez, egoísmo (ego-centrado), espírito detalhista demais, falta de audácia, dúvida obsessiva, ironia, sarcasmo, conformismo, excesso de autocrítica, materialismo, irresolução, sem confiança em si.

A simbologia de Virgem

Virgem é trabalhador e seu elemento é a terra, que mensura e busca por detalhes através da observação. Seu glifo é um M que se fecha ao final, representando o estado virginal dos órgãos femininos. A representação principal é uma donzela segurando o feixe de trigo, sendo uma analogia do momento da colheita em que é preciso analisar e discriminar o trigo do refugo. Nas mitologias encontramos a Íris-Hator que representa a Terra e o poder feminino no Egito Antigo, e Ceres na romana assim como Deméter da mitologia grega.

Da mesma forma, a representatividade do seu planeta regente, Mercúrio, ou Hermes na mitologia grega, temos os aspectos mentais do virginiano. É a análise meticulosa que pode gerar um julgamento, como também o cuidado ao discriminar as coisas.

A personalidade do virginiano

Assim como o seu elemento terra, o virginiano reflete, volta-se para o concreto ao invés de seguir o seu instinto. Ele é atento aos detalhes, regras e organizações o que o torna distante do aspecto sensitivo chegando a ser frio e sem muitas emoções. Por consequência desse aspecto atento, ele consegue criar uma ordem onde há o caos.

Aliás, é considerado uma pessoa produtiva, que trabalha duro com dedicação. Ao contrário do signo de Leão onde há uma necessidade de ser notado pelos seus feitos, o virginiano não se vangloria, apenas um trabalho muito bem feito lhe é o suficiente. É comum que eles queiram a perfeição, sempre buscando melhorar o que pode ser melhorado, tornando as coisas mais práticas. Em contrapartida, o virginiano pode desenvolver TOC, por conta dessa perfeição que precisa ser atingida.


Leia também: Transtorno obsessivo compulsivo


Podemos entender que o virginiano busca os finalmente sem rodeios e sem mergulho no mar das emoções. O foco é intenso, se beneficiando de cada coisa que conseguir extrair.

Virgem é um signo conhecido pela sua gentileza, ajudando, servindo e cuidando dos outros lhe dá prazer, conseguindo se adaptar em qualquer trabalho que precise de seus dons. Gosta da sensação de ser prestativo, e até de ensinar as pessoas algo. Certamente também é conhecido por ser tímido, não querendo ser notado e reconhecido. Contudo, ele pode perder o controle, e tentar fazer com que as pessoas sigam o que ele mesmo entende por perfeição.

O detalhe é precioso

Para um virginiano, os detalhes são muito importantes, assim como vimos anteriormente. Sendo analíticos, precisos, sistemáticos, evitam ao máximo a enrolação sempre fazendo o que é preciso fazer. Dentre os detalhes que são analisados, os virginianos podem pensar em diferentes pontos negativos e positivos, o que ajuda a antecipar algum problema. Se eles sentirem que o trabalho não está sendo bem feito, pois bem irão sofrer.

Quando há um desequilíbrio em seu mapa astral, é comum que os virginianos sejam muito queixosos e até mesmo serem firmes demais com suas críticas, como se tivesse um controle de qualidade rígido.

Além disso, outro aspecto desse signo é a inferioridade, um sentimento que surge neles quando algum poder pessoal é notado e não consegue ser externalizado corretamente. São naturalmente curiosos, e podem ser ansiosos sendo necessário um momento de relaxamento para desligar os pensamentos por um tempo. Até mesmo em seu tempo livre, o virginiano irá buscar coisas para serem feitas que irão lhe agregar, sempre aumentando os detalhes de si mesmo.

Como se tornar um Virginiano melhor?

  • Descansar mais a mente;
  • Entender que ninguém é perfeito (nem os virginianos!);
  • Se expressar melhor nos relacionamentos;
  • Ser menos pessimista e reclamar menos;
  • Fazer críticas bem pontuada se construtivas.

Fontes

Astrolink

Claudia Lisboa

A astrologia da Mãe-Terra – Marcia Starck

As plantas e os planetas – Ana Bandeira de Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Recomendados