Começar na carreira literária não é uma tarefa fácil. Fazer vender nossos livros, então nem se fala. Seguindo editoras e demais ig’s que comentem sobre como trabalhar no instagram, me deparei com uma resposta única: crie conteúdo para o seu público alvo.
No entanto, isso é uma tarefa difícil. Como vou saber o que meu público alvo está procurando nos perfis de escritores? Não é a divulgação de livros apenas, afinal é cansativo alguém só querer empurrar um produto para nós… então o que faço?
Se essa também é sua dúvida, vem comigo que irei compartilhar algumas experiências e dicas.
Reflexão sobre conteúdo que consome
Primeira coisa á ser feita é pensar no que você, como leitor, consome no instagram. É resenha literária? Divulgações de livros? Dicas para escritores? Ou não costuma ver algo relacionado da escrita, mas sim de outro tipo de conteúdo?
O ponto crucial é pensar no que você gosta de consumir, pois quando escolher o seu nicho é preciso que se posicione como um “Expert”, alguém que realmente entende do que está falando.
Pegando o conteúdo que você mais consome, existe a imensa possibilidade de ser o tipo de conteúdo que saberá explicar com naturalidade. Além disso, entenderá as dúvidas do seu publico alvo e fará postagens sobre assuntos certeiros, pois você também consome, também entende a dúvida do seu publico.
Dessa forma gera uma relação de empatia e conexão com o seu público alvo.
E não precisa ficar dentro do nicho de escrita, você é livre para abordar qualquer tipo de assunto. Se quiser falar sobre maquiagem, roupas, séries ou quadrinhos, o faça! A venda do seu livro se tornará uma consequência dessa relação entre você e o seu publico.
Então, pegue uma caneta e um papel e faça uma lista de cada conteúdo que é do seu interesse.
Como procurar o seu nicho
Vamos supor que está indecisa sobre qual tema escolher, afinal gosta de tantas coisas que chega a ser difícil decidir o seu nicho de trabalho.
Primeira recomendação é: pesquise sobre nichos no pinterest. Parece estranho, não? Mas é lá que grandes blogueiras de empreendedorismo ensinam seus leitores á serem blogueiros iniciantes. E serve para o instagram, obviamente. Elas têm pastas salvas com alguns tópicos de assuntos que vem se tornando ponto de interesse do público em geral.
Segundo a blogueira do site Simples Bella Blog, esses são os nichos “rentáveis” atualmente.
- Cuidados com a pele;
- Cuidados com o cabelo;
- Autocuidado e autoestima;
- Nutrição;
- Meditação;
- Guia do seu estudo;
- Dicas de viagem;
- Diferenças culturais;
- Jardinagem;
- Escrita;
- Tecnologia;
- Fotografia;
- Avaliação de produtos;
- Receitas vegetarianas;
- Receitas fáceis;
- Programas de tv;
- Empreendedorismo;
- Poupança e aposentadoria;
- Educação financeira infantil;
- Finanças pessoais;
- Investimentos;
- Como aprender um idioma;
- Atividade para educação infantil
Crie conteúdos do seu interesse
Jamais se esqueça que os conteúdos precisam ser do seu interesse também. É bom pensar no seu público alvo, mas quem vai ter que estudar para garantir a passagem de informações corretamente é você.
Sendo assim, é de suma importância que encontre algo que seja do seu interesse, que sane a dúvida que você mesma tenha. Não se atrele á dinheiro nem nada do tipo, faça o que gosta!
Escolhendo o nicho do seu gosto, irá notar que aprender será fácil, repassar também será fácil. Acontece de vez ou outra você ficar sem ideias, mas não será por muito tempo, afinal o campo é vasto e está em constante mudança. Coisas novas surgem o tempo todo.
Além disso, é de suma importância que estude e busque pessoas que ensinem sobre o marketing para escritores, afinal de contas você está querendo vender o seu livro, não é mesmo? Então é preciso saber vender o seu peixe.
Leia também: minha experiência com o marketing para escritores
E os escritores?
Se você leu os tópicos acima e ainda assim optou por fazer conteúdos de escritor para escritor, deixo aqui algumas sugestões:
- Resenhas de livros nacionais;
- Entrevistas com autores nacionais;
- Divulgação de livros;
- Beta Reader;
- Ghost Writter;
- Dicas de escrita;
- Auxiliar o escritor em busca de uma editora;
- Cursos de escrita;
- Aprofundar um determinado tema que pode ajudar os escritores em seus livros (por exemplo, aqui falo sobre alguns transtornos mentais que podem auxiliar escritores que querem falar sobre em seus livros);
- Agência literária;
- Análise de roteiros de filmes e séries;
- Análise de enredos de livros clássicos;
Esses foram apenas algumas ideias que tive, fique á vontade para adaptar algum deles para algum assunto que seja do seu interesse.
Vale lembrar que é bom você ter algo diferenciado, tente fugir de ser igual á outras pessoas.
Conclusão
Pode ser uma tarefa difícil, mas será muito gratificante você escolher um nicho e se debruçar para criar conteúdo para o seu público. Não desista do seus ideais, e se permita fazer o que gosta, pois assim a conexão com o seu publico será muito maior.
É nítido ver quando um determinado ig fala sobre um assunto com firmeza e clareza, que dá até gosto de ver o conteúdo. Seja assim também.
Mas, não se esqueça de seguir o seu próprio ritmo. Não precisa se obrigar ao que não se sente confortável (como gravar vídeos). Respeite o seu tempo, vá devagarinho se for necessário.