Você sabia que a falta de organização prejudica a nossa rotina? Nesse post irei explicar o motivo disso acontecer.
A rotina não é nosso inimigo, desde que não se tenha sua falta e seu excesso. Muita gente entende que é ruim e porque prende a pessoa á fazer as mesmas coisas, ou que a pessoa irá ficar obcecada em seguir cada passo no tempo certo.
Mas a falta de organização das coisas que precisamos fazer, também atrapalham demais. Não precisa ser atrelada á rotina, apenas se desejar.
Por que desorganização nos prejudica?
Basta você responde á uma pergunta: alguém consegue encontrar alguma coisa na bagunça?
Não, a bagunça impede de vermos aquilo que procuramos. Tudo piora quando nos esquecemos de onde guardamos algo que procuramos.
Leia também: Nossa memória é falha?
A falta de organização funciona dessa mesma maneira. Ela torna as ideias, objetos, tarefas visíveis para não serem esquecidos. Principalmente quando temos prazos á serem cumpridos.
Outro ponto que devemos discutir é que isso dificulta o desenvolvimento criativo. A desorganização também envolve o campo das ideias, e assim não seguimos a diante, afinal nem sabemos em que ponto nos encontramos.
Então, podemos dizer que a desorganização nos atrapalha por não sabermos onde estamos, por onde começar, qual tarefa tem prazo curto ou longo, se é difícil ou fácil, e muito menos, quando podemos fazê-la sem pressa.
Como organizar as ideias
Se estamos falando de ideias, a resposta sempre será anotar. Pode ser em um caderno ou aplicativo de notas, ou nos dois. Deixar sinalizado e junto das outras ideias também é uma boa alternativa, pois irá se lembrar onde encontrá-los ao ponto de tornar automático procurá-la nesse espaço específico.
Também pode criar uma linha temporal das ideias. Pegue uma folha de papel e trace uma linha anotando a primeira ideia, em seguida as demais que vierem. Nesse caso, você terá visão das ideias anteriores, para impulsionar seu cérebro á ter mais delas.
Tendo um espaço específico para idéias, torna-se automático procurarmos por elas naquele local, e também de anotarmos elas por lá.
Como organizar a rotina
Comece listando todas as tarefas que precisam ser feitas, e ajeita-as por ondem de prioridades e dificuldade. No topo devem ficar as mais fáceis, rápidas e de prazo curto. O foco é livrar-se daquilo que pode ser feito rapidamente, sem estresse.
Em seguida iremos determinar os horários. Escreva os compromissos que já estão marcados, e tenha uma previsão de quanto tempo eles irão durar. Evite, ao máximo, marcar algo em horários próximos aos seus compromissos. Afinal, existem os imprevistos, então é bom ter um tempinho de sobra para aquilo que não esperamos.
Caso não tenha nenhum compromisso, deixe o período da tarde (ou qualquer outro período que seja da sua preferência) para as atividades e tarefas que precisam de maior foco e que são trabalhosos. Nesse caso, pense em qual horário você rende mais.
Ou seja, o período da tarde é ideal para fazer aquelas tarefas mais complexas e trabalhosas.
As tarefas que são ao longo prazo podem ser divididas para serem feitas um pouco á cada dia.
Nos horários próximos ao final do seu expediente, tente deixar as tarefas fáceis também! Assim você não sai do seu trabalho com um peso na cabeça. É uma forma de encerrar o dia com leveza.
Conclusão
Organização nos ajuda a clarear ideias e encontrar as coisas com mais facilidade. A partir dela, podemos determinar a nossa rotina com mais facilidade, estando consciente daquilo que é preciso fazer.