Olá meus caros leitores!
Você já foi a uma empresa que tinha sobre uma pequena mesa uma caixa para sugestões? Não é incomum encontrar essa caixa, até mesmo em lojas contém essa dinâmica. Mas você sabe para que ela serve? Então pegue a caneta e o papel, é hora de estudar.
Objetivo da caixa de sugestões
É fácil imaginarmos qual o objetivo de se ter uma caixa de sugestões em uma empresa, afinal estamos falando sobre o processo de feedback. Faz parte de toda a comunicação, é um retorno que recebemos daquilo que falamos ou fazemos. Podemos ligar com a crítica construtiva, como uma resposta que recebemos afim de melhorar o nosso desempenho.
Mas o fato de esse feedback ser colocado em forma de caixa, permite que aquelas pessoas que sentem vergonha de falar diretamente tenham espaço para o fazer indiretamente. Algumas pessoas dotam a medida de anonimato, que é o jeito mais flexível de trazer as pessoas para dar o feedback.
O que se faz com as críticas recebidas, é analisá-las para poder ver o que é necessário melhorar, ou então o que já está sendo efetivo. A única coisa que pode dificultar, é a pessoa não conseguir aceitar essas críticas e sugestões de forma positiva, achando que seu trabalho já está bom e que as pessoas não o entendem ou não vêem o seu “comprometimento”.
Pode parecer coisa maluca, mas há muitas resistências quando se trata de feedback.
Como o fazer
Para fazer uma caixa de sugestões necessitará apenas do básico, uma caixa, papel e caneta. Algumas empresas fazem o papel personalizado com perguntas diretas sobre aquilo que querem saber. Como por exemplo: perguntas sobre o atendimento, perguntas sobre a funcionalidade do sistema, sobre como está a nova organização da empresa, etc.
Fica a critério da empresa se irão personalizar a caixa para que se torne chamativa. A questão o principal dessa dinâmica é ser capaz de interagir com o pessoal, convidando-os para que façam as suas sugestões. E como eu disse antes, enfatize sobre a possibilidade do anonimato.
Quando se trata de clientes avaliando a forma de atendimento de uma loja, é essencial que deixe a pessoa a vontade. Caso não queira escrever, tudo bem! Haverão outras pessoas que se sintam a vontade. As vezes algum cliente é novo e não tem muito o que dizer sobre mudanças – caso esse seja o seu ponto de pesquisa. Mesmo assim, dê a liberdade ao cliente.
Algumas empresas trazem a caixa da sugestão como uma pesquisa de satisfação. Eles colocam algum funcionário carregando uma prancheta com perguntas afim do cliente responder. Considero isso um pouco mais evasivo, alguns podem se sentir envergonhados em dar alguma sugestão ou critica.
O diferencial da caixa de sugestões
O que é considerado como um diferencial é o empenho de fazer as sugestões viáveis, ou seja, levar em consideração aquilo que é sugestionado a empresa. Os funcionários há de retornar aquilo que é pedido na caixa, dando sugestões do que pode melhorar e o que funciona bem, e então o gestor retornar isso a eles.
O que isso significa? Que deve mostrar aos funcionários que a caixa realmente tem um propósito, não apenas um recurso que serve de enfeite. Leia as sugestões e converse com sua equipe sobre as grandes ideias que vieram, discutam um pouco mais sobre o assunto. Estará mostrando a eles sua intenção de levar aquela ideia a diante, e ainda envolvendo seus funcionários nesse engajamento.
Concluindo
A caixa de sugestões é uma dinâmica de feedback que é principalmente usada em empresas. É uma forma de trazer sugestões a partir de um jeito que deixa os funcionários à vontade de falar o que pensam sobre aquilo que é pedido. Algumas empresas usam a caixa com uma temática pré estabelecida, afim de obter resultados focado somente naquilo que é pedido. Além disso, é uma ótima ferramenta para que o funcionário participe das atividades da empresa.
Caso você queira ler algumas sugestões de caixas para esta dinâmica, recomendo esse post do site Aevo. Lá contém até aplicativos que possam ser usados, falando sobre os prós e os contras dessa dinâmica.
Espero que tenham gostado, e até a próxima 😉