Bruxaria Caminho da Lua

Tipos de Bruxas: as mais diversas práticas

Tipos de bruxas

Existem os mais diferentes meios de se praticar a bruxaria, desde aquelas que estudam um único assunto até aquelas que fazem de tudo e mais um pouco. Conheça os tipos de bruxas que há no neopaganismo, e veja qual você se identifica.

Hoje iremos conhecer os diferentes tipos de bruxas que existem. Provavelmente você se encantou com a bruxaria devido á alguém que conheceu. Talvez uma oraculista? Ou então a bruxa natural? Uma bruxa cozinheira? Pois bem, saiba que existem diferentes formas de praticar a bruxaria, conheça cada uma delas e veja com qual se identifica.

Prática 01 – Bruxa Fada

Não seguindo uma tradição em específico, a bruxa fada costuma ser eclética e devotada às fadas. Seus trabalhos mágicos são feitos com a presença das mesmas com o intuito de se conectar com o mundo das fadas e os espíritos da natureza.

São bruxas perspicazes que são mais racionais do que emocionais. Elas conseguem convocar ou chamar outros espíritos elementais como gnomos, ogros, sereias, etc.

As fadas geralmente aparecem para as bruxas com luzes brilhantes ou faíscas, ou então a própria bruxa vai até um bosque ou floresta para encontrá-las. Há também aquelas que convidam as fadas para suas casas a partir de um jardim bem cuidado, criando um espaço encantado e natural para elas.

Assim como outros tipos de espíritos, a bruxa fada deve pesquisar bem sobre a fada que estará invocando, pois algumas podem ser misteriosas ou até mesmo vingativas. Nessa prática, a bruxa pode presentear as fadas como retribuição por sua ajuda, como um buquê de flores ou perfumes.

Em questão de personalidade, uma bruxa fada é gentil e compassiva com as plantas e criaturas da terra, e esse é o porquê de fadas e outros elementais podem atender ao seu pedido de ajuda.

Prática 02 – Bruxa Verde

A bruxa verde é conectada à natureza, buscando conhecimento de ervas, plantas e flores para seus trabalhos mágicos. Além disso, elas sentem necessidade de estarem perto da natureza, para se comunicarem com a Mãe Natureza e extrair energia dela em seus trabalhos.

Uma fonte de trabalho que uma bruxa verde é capaz de fazer é a fitoterapia, que basicamente envolve o estudo da botânica e o uso de plantas com o objetivo medicinal. E essa é uma prática comum da bruxa verde, por vir de diversas práticas antigas é comum que ela tenha alguma relação com o processo de cura do outro, sejam pessoas ou animais.

As bruxas verdes gostam de misturar poções e criar medicamentos medicinais a partir da herbologia para curar o campo psicológico e espiritual. Gosta de fazer os próprios trabalhos manuais como sais de banhos, sopas, decorações para casa, tudo com elementos naturais.

Há um código ético das bruxas verdes em que elas criam as coisas por conta própria baseado na própria experiência e crença. Sua magica é usada para cuidar da terra, plantas, animais, e humanos. Seus altares são decorados com itens naturais e que também podem ser usados para manifestação de feitiços.

Prática 03 – Bruxa de Cozinha

O seu lugar sagrado é a cozinha, essas bruxas conseguem trabalhar e fazer as práticas na cozinha seja fazendo poções, elixires, receitas mágicas e chás. Elas cultuam a natureza, então são bruxas comuns, o único diferencial é que seu trabalho mágico será feito na cozinha. Dizem que seus principais instrumentos são o caldeirão, o cálice e o boline.

Segundo o Wemystic, as bruxas verdes não se baseiam em nenhum poder divino ou tem alguma orientação espiritual, e sua prática mágica pode ser encontrada no dia a dia.

O interessante dessa prática é que a bruxa adapta tarefas do dia a dia nos conceitos de bruxaria. Elas mesclam a comida com correspondências herbais de maneira a manifestar suas intenções. O ato de cozinhar é um feitiço.

Os ingredientes de suas receitas podem ser correlacionados à um determinado tipo de energia. E de certa forma ela poderá fazer essa correlação de acordo com as próprias preferências. Por exemplo, ela usará o chocolate para dar energia e sucesso, porque ela tem lembranças de ter comido chocolate enquanto celebrava uma promoção. Então o chocolate ficou marcado com esse tipo de energia para aquela bruxa.

Para essas bruxas até mesmo a quantidade dos ingredientes e o modo de preparo poderá ter algum simbolismo mágico relacionado às suas intenções.

Prática 04 – Bruxa das pedras

Se para você é interessante estudar as pedras, suas cores, formatos, funções no ambiente, então provavelmente se identificará com esse tipo de bruxa. Dizem que a bruxa das pedras é bem entendida no assunto, tendo um bom conhecimento sobre a energia que as pedras emitem e o local correto de as posicionar pela casa.

Essas bruxas tem uma profunda conexão intuitiva com os cristais e pedras, chegando a tê-las em grande quantidade se comparado à outros instrumentos mágicos.

Poderão usar suas pedras e cristais nos trabalhos mágicos, ou até mesmo usá-las como acessórios.

Pedras e cristais são altamente efetivos para mudar a energia de um objeto, substância ou espaço devido a sua vibração energético. As bruxas das pedras irão usar seus cristais para fazer elixires, poções e banhos ritualísticos. Basta carregar o líquido com a energia desses cristais (desde que o cristal em si possa ser banhado com líquidos).

Apesar dos cristais e pedras estarem ligados ao elemento terra, eles também podem representar os demais elementos. As bruxas das pedras adora limpar e carregar sua casa e demais espaços com a energia desses cristais.

Prática 05 – Bruxa oraculista

Esse é um tipo de bruxaria que mais chama a atenção dos novos bruxos, por poder ter sido o primeiro contato com a Arte. Basicamente se trata de uma bruxa que se especializa em oráculos e adivinhações, podendo atuar com outras pessoas – como os tarologos. Nesse caso, existem diferentes tipos de oráculos pelos quais você poderá se interessar e atuar com ela.

Também conhecido como bruxa da divinação, elas focam em ler a energia das pessoas, situações e objetos usando ferramentas mágicas como o taro, oráculos, velas, espelhos, runas, chás e até mesmo jogando ossos.

Algumas bruxas tem um método divinatório favorito, enquanto tantas outras tem diferentes ferramentas para receber mensagens do mundo espiritual. Elas sabem usar suas ferramentas divinatórias para magia.

Outras formas divinatórias dessas bruxas são considerados métodos informais como analisar o formato das nuvens ou interpretar cores ou imagens que enxergam ao meditarem. Elas realmente acreditam que um pequeno sinal pode ser uma mensagem do universo ou espírito guia.

Em sua prática, elas irão escolher fazer adivinhações em determinadas fases lunares, pois elas notam que determinado tempo (dia ou horário) pode afetar sua leitura. No entanto há aquelas que preferem fazer suas leituras e práticas somente em noites de sabbats. É uma decisão pessoal.

Prática 06 – Bruxa das jóias

Assim como as bruxas das pedras, aqui o enfoque são as jóias. O trabalho envolve sua energia de jóias como brincos, talismãs, etc. Segundo o que dizem sobre esse tipo de bruxa, é o conhecimento sobre as formas, símbolos, pedras e metais para poder trabalhar com a energia da joia em questão.

Prática 07 – Bruxa Estelar

Também conhecida como bruxa astrológica, ela tem sua cabeça nas nuvens e se orgulha disso. É um tipo de bruxaria cósmica que foca sua magia na astrologia e como ela afeta a vida na Terra.

O momento para feitiços é algo importante para essas bruxas. Elas sabem os dias correspondentes a cada planeta e signo do zodíaco, e irão fazer seus feitiços de acordo com tais correspondências. Podem se sentir conectadas com certos planetas que são associados ao seu signo solar.

Outro aspecto dessa prática é a sua curiosidade e diversão na divinação. Ela olhará para os planetas e estrelas todo mês e fazer suas próprias previsões de eventos e energias. Outro método da prática é a bruxa acompanhar algum astrólogo e usar suas predições para tomar suas decisões na vida.

A adivinhação astrológica é bastante similar das demais, como prever o futuro com um espelho debaixo do céu noturno, ou desenhar cartas de tarô durante um evento astrológico. Tais bruxas podem desenhar símbolos de planetas em velas para performar feitiços, ou incorporar símbolos do zodíaco em seus sigilos.

Prática 08 – Bruxa Elemental

Dizem que temos um pouco da bruxa elemental, pois buscamos conhecer os 4 elementos e ter um equilíbrio dos mesmos. No caso, uma bruxa focada nos elementos tem um grande conhecimento sobre os mesmos, inclusive sobre os elementais e suas energias.

Assim como as bruxas ritualísticas, a bruxa elemental é conhecida por seus belos altares. Elas associam cada elemento com os pontos cardeais e usam itens para representá-los em seu altar.

Determinados momentos do ano, a bruxa elemental faz o altar focado em um único elemento em particular. Por exemplo no verão focar no elemento fogo, na primavera na terra, etc. Também podem meditar em frente aos seus altares em noites de sabbats.

Antes de começar um ritual, essas bruxas fazem um feitiço de chamado aos quatro pontos cardeais e os elementos à eles relacionados para se juntarem a elas naquele ritual. Depois que o trabalho mágico é feito, elas agradecem e dispensam os elementos em ordem reversa.

Um ponto interessante é que essas bruxas decoram suas casas e escritórios com itens que remetam aos elementos. Parecem ser bem sensíveis, também, em tarefas do dia a dia que possam estar relacionados a eles.

Prática 09 – Bruxa Simbolista

Essa bruxa entende de símbolos, seus significados e energias. Infelizmente, não se tem muita informação á respeito desse tipo de bruxa, apenas do enfoque de seu trabalho mágico.

Prática 10 – Bruxa Eclética

A bruxa eclética não se apega á uma tradição só ou então á uma prática em específico. Ela escolhe aquilo que lhe deixa confortável e que seja de acordo com suas necessidades. Nesse caso, o estudo é fundamental, pois elas interpretam o conteúdo para o aplicar em seu dia a dia.

Se a bruxa quiser estudar as ervas, pedras e cristais, mas também fazer seus trabalhos mágicos na cozinha, ela pode. Sempre estão mudando, crescendo e envolvendo sua prática com o espiritual.

No entanto, algumas bruxas podem ficar um pouco assustadas em testar outras práticas de bruxaria por serem desconhecidas e desafiador. Apesar disso, experimente! Ao experimentar uma determinada prática você irá perceber se é legal ou não para aquilo que busca.

Uma bruxa eclética tem a facilidade em criar novas formas de performar a magia, criando novas maneiras de adaptá-la ao mundo moderno. São similares à bruxas do caos nesse aspecto. Se fossemos usar algum exemplo para definir uma bruxa eclética seria a do cientista maluco, que sempre mistura ansiando ver os resultados dos seus experimentos.

Prática 11 – Bruxa Sacerdotal

Essa é a bruxa que busca a conexão com divindades, os Deuses, utilizando os dons que os mesmos lhe entregam.


Leia também:


Prática 12 – Bruxa Criadora

São as bruxas que trabalham com dragões, seres mágicos, sereias, fênix, ninfas, faunos, cecaélias para conseguir um determinado objetivo. Porém, elas também cuidam desses seres mágicos. Além disso elas também se relacionam os animais do mundo real, que parecem ser atraídos até ela.

Uma bruxa pode ter o enfoque em um ser mágico só, é o caso das bruxas fadas e as bruxas elementais.

Uma bruxa criadora irá fazer sua prática na natureza, onde é capaz de convidar essas criaturas à se juntarem naquele ritual. São sensíveis com suas interações com os animais, e como eles se sentem.

Quando uma bruxa criadora está passando por maus lençóis e precisa de suporto e afeto, um pet pode subir em seu colo e oferecer ajuda. Como um gato que sobre no seu colo e ronrona. Para outras pessoas isso passaria despercebido, para uma bruxa criadora não.

Uma bruxa criadora pode encontrar um familiar que acompanhará sua vida. Eles podem ser vistos como guias e companheiros, que auxiliarão a bruxa a desenvolver sua magia particular. Também podem tomar diversas formas, alguns são espíritos animais, outros ficam no plano astral e que só podem ser contactados via meditação.

Prática 13 – Bruxa Cerimonial

São bruxas que combinam as práticas com a magia cerimonial. Sua combinação de disciplinas podem enfatizar a cabala ou a magia egípcia nos rituais. Elas performam sua magia em grande escala com altares bonitos, feitiços com vários passos e vários símbolos tradicionais.

Podemos dizer que uma bruxa cerimonial adora fazer da sua prática um grande evento. Muitas vezes elas agendam um bom horário para fazer seus rituais justamente para não serem interrompidas, se aprofundando na prática sem se preocupar com terceiros.

Elas amam elaborar cerimônias lunares, fazer leituras de tarô com dez, vinte ou trinta cartas, e decorar seus altares com centenas de luzes tremulantes. Também tomam certo tempo para limpar seus espaços das energias negativas, recarregando-os com uma energia particular ou intenção, e então montar o seu altar com elementos protetores.

Aqui a bruxa cerimonial não terá pressa em fazer sua prática. O foco é essencial para que sua mente esteja alinhada às intenções e afirmações do ritual. É como se houvesse um respeito pelo curso natural daquela magia.

Diga-se de passagem é uma bruxa com rituais (passo à passo que é seguido fielmente) na hora de fazer um trabalho mágico. Para elas, até mesmo as vestimentas devem estar de acordo com as intenções energéticas daquele ritual. Tudo deve estar alinhado.

Prática 14 – Bruxa Xamã

São praticantes de uma espiritualidade na terra, podendo focar no voo espiritual e na viagem para outro mundo. É um caminho do xamanismo, podendo ser curandeiras e parteiras, representando o limite deste mundo com o espiritual.

Outros tipos de bruxas

  • Bruxas sonoras: trabalham com a energia da música e os instrumentos musicais.
  • Bruxa de sangue: trabalham com a magia do sangue para selar algo.
  • Bruxas cromistas: trabalham com a energia das cores, como em cromoterapia.
  • Bruxa necromante: trabalham com a energia dos mortos e/ou os ajuda.
  • Bruxa onomástica: trabalha com a energia dos números, tempo, quantidade das coisas ou da escrita.
  • Bruxa tecnológica: trabalha com a energia da tecnologia.

Conclusão

Se identificou com uma bruxaria? Recomendo o estudo básico de cada coisa, e perceba se consegue filtrar bem o conteúdo, se consegue se ver o praticando no futuro e também em como se sente em ler sobre o assunto.  Caso seja uma pessoa bem indecisa, assim como eu, aconselho que conheça de tudo e mais um pouco primeiro e, literalmente, o pratique por um determinado para se auto perceber.

Artigos Recomendados

149 Comments

  1. Olá Alis tudo bem? Bom a minha bruxinha interior se despertou mas estou meio perdida e queria saber se você pode me ajudar!?
    Estou procurando conteúdo mas como não sei o nome ou mesmo se ele existe kkkkkk do tipo de bruxinha que sou então acabo não encontrando.
    Bom eu sei que manípulo energias seja a minha ou a do outro e queria poder estudar mais profundamente mas os materiais que encontro geralmente são das bruxinhas que usam ervas objetos ou afins!!!
    Se você souber me dar um nominho para o tipo de bruxa que usam o poder interior como ferramenta e que tipo de magia é está me ajudaria muito!!!
    Gostei do seu espaço e estou lendo por aqui!!!
    Um abraço e minha gratidão!!!

    1. Sobre as bruxas dos símbolo gostaria de contribuir com algumas informações! Nós bruxas simbolistas criamos sigilos ou selos pessoais, não somente para nós, mas para quem nos procurar também. Então lidamos com magias de sigilos e geralmente há conexão com a magia do caos, embora não seja uma regra! 🙂
      Algumas de nós também tem facilidade com conjuro de feitiços (spell – feitiços falados) e ativação verbal dos símbolos, como é o meu caso.
      Geralmente temos outra vertente em combinação, no meu caso, eu gosto muito de utilizar oráculos, astrologias e ervas além da presença e suporte de dragões,elementais e deidades.
      Também tenho mediunidade, então acabo por trabalhar com necromancia por tabela!

      Espero ter ajudado de alguma forma! Gostei muito da matéria!

      Eu sou uma bruxa tatuadora ( ou uma tatuadora bruxa?) E uso muito os símbolos, arquétipos e sigilos no meu trabalho! 🙂

  2. Oi Alis, tudo bem? Desejo que sim. Procurando sobre o tema “Bruxaria natural em várias vertentes”, encontrei seu blog e simplesmente AMEI!!! Objetiva e clara, o que ajuda muito a quem está iniciando. Parabéns! Já me inscrevi, e estou te seguindo nas redes. Que tal um canal no YouTube? Já iria querer ser a 1ª inscrita! Blessed be!

  3. oii, eu e minha amiga queríamos praticar bruxaria juntas e gostaríamos de alguma indicação de contas, sites e livros para bruxas verdes, estelares e elementais.

    1. Olá Bela! Recomendo que baixe o aplicativo do Amino para entrar na comunidade “Wicca & Bruxaria” que você irá encontrar todas as recomendações necessárias para a sua prática. Também recomendo que siga contas como da Pri Ferraz e a Dani Petrucci que são as bruxas que mais dão dicas práticas.

        1. Você pode seguir a bruxaria solitária, onde realiza seus estudos e práticas por conta própria, ou então procurar algum coven que realizam essa prática.

      1. Oi oi eu gostaria de aprender mais sobre a bruxaria de sangue, e talvez entrar para a mesma, vocês saberiam dizer boas indicações para ler e estudar sobre?
        Des de já agradecido

        1. Recomendo que busque por livros que falem de bruxaria de sangue, na comunidade do amino de wicca & bruxaria, há uma vasta coleção de drives com livros. Deve haver algo por lá

  4. Oii, me identifiquei muito com Bruxa oraculista e Bruxa Xamã, eu sinto que minha energia vibra por esse lado. Já li cartas algumas vezes pra pessoas, mas acabei me afastando…

    1. Olá! Para estudar a bruxa fada recomendo que comece estudando as culturas das fadas. Provavelmente o panteão celta seja um bom ponto de partida, já que há algumas Deusas que são consideradas rainhas das fadas. Aqui no blog tem um post falando sobre a Fairy Wicca, você poderá conhecer melhor essa prática. Sobre a bruxa astrológica, é interessante começar estudando o básico da astrologia (sua história, os signos, os planetas e as casas) e fazer o seu mapa astral com a intenção de se autoconhecer. Nessa prática é compreender como a energia dos astros influenciam nosso dia a dia, por isso é bom conhecê-los minimamente.

  5. Oi, eu estou entrando na bruxaria agora, você tem alguma indicação de livros, igs pra eu comecar a ver mais sobre? Eu me identifiquei demais com a bruxa oraculista e a bruxa verde <3

    1. Olá, seja bem vinda na bruxaria natural! Recomendo muito a leitura do livro “A história da Bruxaria” e também “Bruxa Natural – Guia Completo” que trazem uma base interessante para os iniciantes, tanto da perspectiva histórica quanto prática. IG eu recomendo “Diário da Bruxa” da Pri Ferraz e “Naturalmente Bruxa” da Gabi Violeta, assim como seus respectivos canais no youtube.

  6. Uma dúvida, uma bruxa pode praticar outra religião também? Bom eu quero praticar bruxaria mais ao mesmo tempo satanismo. Isso pode?

    1. Poder até pode, recomendo que pesquise bem sobre o satanismo pois, se não me engano, é uma religião. Religiões tem suas próprias regras e costumes que podem ser destoantes da prática da bruxaria natural. Por isso estude bem.

  7. baby witch aqui, entrei nesse mundo agr, vc pode me indicar sites, apps, contas e etc para Bruxa eclética e Bruxa sacerdotal??
    beijos de (baby) bruxa!

    1. Olá! Para bruxaria sacerdotal eu não conheço muitos IG’s que falam à respeito, porém é bastante comum nos perfis de bruxas elas falarem sobre divindades como um todo. Recomendo, inclusive o @grimorioabertobr que apresenta diversas divindades. Já para a prática eclética é mais fácil, pois a maioria das bruxas do instagram falam sobre as diversas práticas que gostam de fazer. Nesse caso eu recomendo uma olhadinha no aplicativo da Amino, onde tem a comunidade Wicca&Bruxaria, lá tem diversas dicas práticas para os iniciantes. De sites, gosto bastante do We Mystic e da Oficina das Bruxas!

  8. Oiii, eu queria saber…eu me identifiquei com muitos!!! Mas não sei oq isso pode ser…se identificar com bruxas diferentes, alguém pode me ajudar?

    1. Olá! Se você se identificou com tantas práticas, então a que mais se encaixa é a própria bruxaria eclética que permite a prática de todas elas. Não é uma regra você praticar uma só, isso irá depender da sua afinidade com a bruxaria. Sinta-se a vontade para seguir aquela que lhe deixa mais confortável.

    1. Olá! Às vezes quando não nos identificamos pode ser sinal de que não é o momento certo ou de que nunca encontrará pois não haverá necessidade de se identificar. Caso realmente queira se identificar, recomendo que reflita bem sobre suas práticas e crenças, principalmente suas expectativas futuras com a bruxaria natural. Há muitas formas de praticar bruxaria, as do post são apenas algumas delas que consegui encontrar nos livros.

  9. Não sei, eu me identifico quase todas. Tirando claro, a cozinheira pois não sei nada de cozinha, mas eu tenho o desejo de aprender sim… A fazer bolos, doces. Assim como minha mãe, a adora ervas e fazer duas receitas deliciosas.
    Assim como ela adoro a astrologia, pedras, natureza, os animais, estudos… Literatura, amo escrever, pintar, desenhar, canto também, amo música.
    Tenho o desejo de aprender a tocar piano e aprender várias línguas.
    Tenho visões, tanto acordada quanto dormindo, meu sexto sentido é forte demais e sou muito sentimental. Tanto que quando toco ou olho para às pessoas sinto que estou lendo a mente delas, e dói muito… Sentir a dor do próximo, sou vulnerável.
    Entre outras coisas…

    1. O único lugar que posso te recomendar para pesquisar à respeito é na comunidade “Wicca & Bruxaria” do aplicativo Amino. Lá deve ter material a respeito

      1. Baby witch aqui,pode me ajudar
        Acho que sou bruxa das pedras,bruxa elemental, e bruxa cromistas
        Posse ser de todas ou eu seria eclética?

      1. Me identifiquei com a Bruxa Eclética e Bruxa Verde! Algum site ou livro para saber um pouco mais delas
        Obrigada pelo seu site! Estou adorando!

        1. Então Reh, livros é um pouco difícil de encontrar à respeito de uma prática específico. Geralmente os livros de bruxaria explicam o básico e teoria geral para conhecer, enquanto a prática é adaptada pela bruxa de acordo com sua necessidade e possibilidades. Há um livro em inglês no Kindle Unlimited chamado “What type of witch are you” que explica brevemente algumas práticas.

    1. Infelizmente não conheço nenhum site que foque especificamente sobre a Bruxa Criadora. Mas acredito que você pode começar a ler livros que falem sobre as criaturas em si.

    1. Olá Silvana, infelizmente não conheço nenhum site que fale exclusivamente de bruxaria verde, mas acredito que no instagram você encontre várias contas que falem do assunto.

        1. Existem tantas práticas diferentes que é natural boa parte ter ficado de fora. Assim que eu encontrar informações sobre essa prática, farei um post falando sobre ela. Gratidão pela dica!

  10. Qual é a relação dos tipos de bruxas com as vertentes da bruxaria? por exemplo, posso ser da vertente da bruxaria verde e ser bruxa estelar??

    1. As vertentes da bruxaria são religiões e práticas pagãs, que tem toda uma estrutura própria para a crença e prática. Já os tipos de bruxas engloba mais a prática da bruxaria natural (que não é uma religião, a pessoa tem mais liberdade de seguir a jornada mágica como desejar). Sendo assim, é muito comum que apesar da bruxa seguir uma vertente, ela tenha facilidade em realizar trabalhos mágicos de diversas formas. Então, está tudo bem ser uma bruxa verde que também tem afinidade com a astrologia, por exemplo. Algumas religiões pagãs tem inserido em suas estruturas uma determinada prática, então dependeria de qual vertente está seguindo também.

  11. Luz e amor a vocês!

    Me identifiquei com a Bruxa Elemental, talvez por ter o presente de nascimento o numero 4, Elementarista. Ligada aos quatro elementos da natureza e gostar da natureza por completo, da água do mar, da chuva, da terra, do ar que passa o tempo todo conosco e do fogo que transforma tudo que precisamos transformar para produzir o necessário.

  12. Com certeza pode, eu sou cristã e mesmo assim, pratico bruxaria.(antes eu era católica, mesmo não sendo mais, me identifico bastante com essa religião ;-; )

    1. Sim, mas a bruxaria natural não é uma religião, atente-se a isso. Enquanto bruxa natural fica livre para a pessoa cultuar divindades de qualquer panteão justamente por ela não ser uma religião.

      1. Sou nova aqui, por favor me explica como ser bruxa natural? Sou católica, mas me identifico muito com a bruxaria e também gosto muito da minhha religião, como posso seguir os dois harmoniosamente?
        Qualquer coisa me responde no neyanelima1@gmail.com
        Por favor, grata!

        1. Oi, assim, eu não sou nenhum expert nem nada, mas contanto que a sua religião não condene a bruxaria e afins, você poderia praticar normalmente

    2. Sim. Eu também sou cristã (católica) e a pouco tempo comecei a me dedicar a bruxaria. Mas ainda existem muitos tabus de que, sendo bruxa, estou quebrando as leis do cristianismo, apesar de eu não ser wiccana…

    3. 1º qie brixaria nao se pratica, é um estilo de vida, im chamado assim como o cristianismo. Ou você vive o cristianismo ou o paganismo (ninguém serve a dois senhores nem é possível seguir por dois caminhos diferentes – tá na bíblia cristã);
      2º a bruxa pratica feitiçaria e a bíblia cristã condena todos os feiticeiros ao inferno. É uma grande ironia ser cristã e bruxa;
      3º é característico, de um bruxo, o auto estudo dos caminhos espirituais (os cristãos chamam de teologia). Alguém que diz ser bruxa e cristã só comprova a falta desses estudos, justificando que nada sabes sobre o que é ser uma bruxa.

      1. Acho interessante o seu posicionamento a respeito da prática, pois não faz sentido. Um estilo de vida sempre envolve a prática. Dizer o contrário é como se você dissesse que é vazio, que não vive. A vida, por si só, é puro movimento, pura prática. Nós aprendemos sobre a bruxaria e a aplicamos em nossas vidas, pois não nascemos sabendo de tudo. Então, sim a bruxaria se pratica. Segundo ponto, vejo muitos bruxos cultuando figuras cristãs, não se ligando à sua teologia, mas apenas aos arquétipos como Maria e o próprio Deus Cristão (ou seja, eles pegam apenas a figura da divindade e não todo o seu contexto teológico). Sendo assim, não sei se posso afirmar com toda a certeza se o que você diz é certo ou errado.

      1. Olá Soane! Assim como na bruxaria existem diferentes vertentes e religiões, o mesmo ocorre com o Cristianismo (até onde sei), sendo assim fica complicado dizer o que eles aceitam ou não. Devemos tomar muito cuidado para não generalizar aquilo que desconhecemos.

    1. Olá! Dentro da bruxaria natural é possível seguir com a prática da bruxaria (altar, roda do ano, feitiços e afins) e cultuar determinada divindade de um panteão (como o Deus cristão, por exemplo). Muita gente faz isso, e é permitido pois a bruxaria é apenas uma filosofia e não uma religião em si.

    1. Tem um IG no instagram que fala, e até vende alguns temperos, é a Amanda Celli do Tempero de Bruxa. Vale a pena conferir o conteúdo dela.

  13. Olá! Eu criei um grande interesse pelo assunto me identificando como bruxa verde, queria uma direção, como eu posso começar a estudar bruxaria?

    1. Olá Esther! Que bom que já tenha um foco inicial, pode começar a estudar as plantas e suas propriedades mágicas. Por exemplo, plantas que sugam más energias, ou então plantas que purificam o ar. Na medida em que for estudando as plantas, você pode ir cultivando-as e se conectando á elas. Futuramente, caso seja do seu interesse, pode ampliar seus estudos para outros objetos (por exemplo, ver quais são os cristais que ajudam na purificação ou que sugam as más energias). Creio que assim fica mais fácil para você assimilar. No mais, é sempre recomendado começar a estudar pelo tema que te chama a atenção.

    1. Não precisa da data de nascimento, é só refletir com quais das práticas você se vê fazendo, ou que acha que sente maior afinidade.

  14. eu amei o artigo ñ sei dizer c qual me identifiquei pq sou mt indecisa mas tudo q envolve os nomes bruxa/bruxaria me chama atenção desde pequena tive curiosidade sobre mas acabei trilhando outros caminhos agora sinto uma necessidade imensa d conhecer e me aprofundar nesse assunto

  15. Me identifiquei com a bruxa verde, pois, amo a natureza e tudo que a rodeia. Mas, me identifiquei muito com a eclética, pois gosto de tudo um pouco.
    Amei seu artigo e já vou te seguir no Instagram. Gratidão!

    1. Olá Kerley! Veja só como a bruxa eclética nos dá uma liberdade maior para trabalharmos com aquilo que mais nos conectamos. O teu enfoque maior pode ser a bruxaria verde, mas não a impedirá de fazer as demais. Muito obrigada pelo seu apoio.

  16. Sou absurdamente eclética! Experimento muitas coisas, estudo várias outras e uso de tudo um pouco! Adoro ter liberdade para escolher!

    1. Não tem como não se encantar com essa liberdade dentro da bruxaria. Acho que para quem está começando ela acaba sendo um excelente caminho, inclusive.

    1. Sou uma bruxa da cozinha. Sou a quarta geração de mulheres da minha família. E minha filha já me deu o sinal. Já comecei a iniciação,com ela.

    1. O mais interessante da eclética é justamente isso, usa um pouquinho de tudo dependendo daquilo que precisa. Isso é simplesmente sensacional.

    1. A eclética já abraça de tudo e mais um pouco, talvez ela permita que você trabalhe também com a cozinha. De qualquer forma, acredito que não há práticas que te deixem desconfortáveis, irá se dar bem de qualquer forma. Isso é muito legal!

    1. É uma escolha “segura”, afinal dá pra experimentar um pouquinho de cada sem ficar restrita á uma prática só. Vale á pena estudar sobre haha

      1. Olá Douglas, para descobrir qual bruxo és tente se imaginar nelas. Por exemplo, você se imagina trabalhando com energia das pedras e cristais? Ou então tem mais facilidade e curiosidade sobre os oráculos? Reflita bem sobre os seus gostos e quais práticas mais chama a sua atenção. Busque estudá-las também, e quando tiver pronto experimente praticar para ver se é, de fato, o que procura.
        Entenda que a prática irá refletir na sua pessoa, em quem você é e o que espera da magia também. Espero ter sido de ajuda.

  17. Comecei a um tempo gostas de algumas coisas tipo estudar pedras rituais entre outro , aí acabei percebendo que era meio que uma bruxinha , com isso comecei a pesquisar e que tipo de bruxa eu seria , fui pelo meu signo primeiro falando que era a bruxa fada , mais vendo aqui me descubro como bruxa verde. Amei o post e vou pesquisar e estudar todas. Obrigada ajudou bastante ❤️

    1. Quão feliz fico em saber disso! Inicie a sua jornada de descoberta, e tenho certeza de que a natureza irá te receber de braços abertos. Desejo bons estudos á ti.

  18. Olá, gostei muito. É bem completo em questão de tipos de bruxas, amei . s2
    Como eu tenho vários interesses, e não sou de me apegar a uma prática, me consideraria uma bruxa eclética. No entanto, meu coraçao ficou borborbulhante no tipo de bruxa criadora, gostaria de conhecer, divertir e trabalhar com viários seres mágicos. 😀 Nuca havia visto esta classificação, obg por isso.

    1. Realmente a bruxa criadora tem chamado muita atenção das bruxinhas que leem o post. Apesar que todos os tipos de bruxas parecem interessantes, e dá aquela sensação de queremos um pouquinho de cada.

    1. É bastante enriquecedor e animador saber que tem tantas práticas diferentes uma da outra. Dá até aquela empolgação de conhecer tudinho haha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 passos para iniciar a Bruxaria Natural Lista de leitura para Bruxinhos Iniciantes Como começar na Bruxaria Natural