Heey minna-san!

   Gosto muito de assistir os live-action japoneses, principalmente os de romance, por eles conterem o clichê e não terem uma tensão tão forte em seu arco dramático. Contudo, isso não significa que alguns deles possam ser tão bons como eu esperava.
   E antes de mais nada, alerta de spoiler

SinopseDepois que seus pais se divorciaram, Shima Sumitomo (Yuina Kuroshima) foi morar com a sua mãe. Ela se sentia desconfortável vivendo com seu padrasto e não conseguia fazer amizades em sua escola e estava sempre sozinha. Shima decide se mudar para Hokkaido, onde seu pai mora. Em sua nova escola ela conhece os colegas de classe Gen Tatebayashi (Nozomu Kotaki) e Wao Sakurai (Mahiro Takasugi). Eles são os dois meninos mais populares em sua escola. Para as garotas da escola “Gen e Wao são de todas”. Se alguém quebrar a regra e tentar se aproximar essa pessoa será banida. Entretanto Shima nem ligou para isso e acabou se apaixonando pelo Wao, mas Wao é apaixonado por outra garota… (Dopeka)

Um filme bem confuso

   Não sei se sou a única a pensar isso, e se eu tiver mal interpretado algo do filme, peço perdão. Mas teve sim, alguns aspectos de todo o enredo que achei bem confuso e pouco explorados.
  Podemos dizer pela sinopse que o filme promete um clichê escolar, onde teremos um provável triângulo amoroso. Tudo bem. Temos isso no filme? Temos. 
  Se for olhar o filmo como um todo, ele não é ruim. É interessante, prende a nossa atenção nos fazendo torcer para que o casal principal fique junto. Entretanto, são os pormenores que me chamaram a atenção.
   Vou listar eles a seguir, para explicar o mais breve possível sobre esses pormenores.

Os pais da protagonista

   Sabemos pela sinopse que os pais de Shima são separados. Ok. Também entendemos que a mãe dela passou pelo recasamento. Ok. Entendemos que Shima não conseguiu se adaptar com o padrasto morando em sua casa. Ok. 
  No filme descobrimos que a mãe dela já se casou 5 vezes depois de se divorciar, e pelo diálogo com a filha, é notável que ela “busca pelo amor”. Ela tenta estimular a filha a buscar um romance, a se permitir gostar de alguém. Mas ela mesma não faz isso.
  Digo isso porque ela teve vários relacionamentos e nenhum deles deu certo. Então faltou ali, não? Enfim, isso não é um problema. Apenas guardem essa informação.
   O pai de Shima já é outro assunto. No filme ele já aparece interessado pela mãe do Wao. Ele fica nervoso, fala bem apressado, demonstra interesse e tudo mais. Sim, são sinais de que ele gosta dela.
   O que me incomodou, de certa forma, foi na cena em que o pai de Shima convida a crush para um almoço. Parecia um encontro entre eles, que é interrompido pela mãe de Shima. 
  Pelo menos, foi o que eu entendi.
  Então a mãe do Wao estava lá, os pais e Shima junto, os quatro almoçando. A sensação que tive, era da mãe de Shima tentando “estragar” o encontro do ex-marido. Isso porque com a chegada dela e da Shima no restaurante, transformou o encontro em um momento em família. Aí a mãe de Wao se sentiu incomodada e foi embora. 
  Os trejeitos da mãe de Shima me deu essa sensação, de que ela gosta que os homens se mantenham interessados nela, e qualquer outra mulher não é sinal bom.
   Contudo, tivemos outra questão que também me incomodou um pouco. O casamento do pai de Shima com a mãe de Wao. Sim. Temos isso, desculpa o spoiler.
   Por que me incomodou? Era bem notável o interesse dele, não tem o que discutir, mas não senti a mesma coisa vindo dela. Tive a sensação de que ela não se casou por realmente querer ficar com ele, mas sim para sair de alguma situação difícil. E isso irei falar mais para frente. 
   Como não li o mangá, não faço ideia de como é a personagem. Então não posso dizer se foi má atuação por parte da atriz ou se faz parte das características da personagem. Mas faltou um pouco mais de emoção por parte dela.
   Na cena desse encontro pareceu que estava incomodada, até mesmo na cena do pedido de casamento me pareceu a mesma coisa. Para alguém que vai se casar, faltou um pouco mais de emoção e felicidade ali, não é mesmo? Afinal, estará se unindo a pessoa que gosta… 
   Por conta disso, o que se mantém na minha cabeça é a questão de que esse casamento, por parte dela, foi para sair de alguma situação. Não quero dizer que ela desgoste dele, afinal em outras cenas ela pareceu um pouco mais animada. 

Seguimento rápido

  Outra coisa que percebi no filme vou a rápida adaptação de Shima em sua escola, bairro, amigos e etc. Principalmente com os rapazes, ela pareceu se dar bem como eles facilmente. 
  Achei estranho, pois senti que faltou coisa ali. É como se houvesse mais algumas cenas que poderiam compor a adaptação da personagem em sua nova rotina, e que foi retirado do filme. 
   Entendo que há pessoas que não precisam de muito para entrar em uma nova rotina (inclusive, sou uma delas), mas quando falamos de pegar intimidade com alguém… é outra coisa. 
  Levemos em consideração que Gen e Wao são amigos de infância, eles tem uma ligação bem intima, e são populares na escola. Populares á ponto de grupos de meninas ameaçarem Shima por estar tão intima deles, e tudo mais. 
   É literalmente como se ela pegasse essa regra boba e jogasse no lixo. Para as garotas enciumadas isso é ultrajante. Contudo, não é disso que me incomoda.
  Wao falta no primeiro dia de aula, Gen já mostra ser um grosseiro, Shima volta pra casa e encontra Wao em sua garagem brincando com um cachorro. Ele é super simpático com ela, e de cara a garota se interessa por ele. 
   Por se interessar, Shima descobre que ele é vizinho, então passa a ir para escola junto com ele e Gen. Wao não esconde a amizade dele com Shima em momento algum, então na escola eles conversam e tudo mais. 
   Viu como foi rápido? Mal pisquei e a garota já está na rodinha dos populares. Eu até tento entender como que algumas pessoas tem a facilidade de fazer amizades, mas fiquei com uma pulga atrás da orelha.
  Literalmente senti que poderia haver mais cenas ali, de Shima se adaptando e tudo mais. 

Wao e seu amor pela professora

  Wao gosta de outra pessoa, sim. Essa é a irmã mais velha de Gen, que é professora de canto da escola. Agora, como essa história começou? Não fazemos ideia.
  A única informação que temos é que, durante o fundamental Wao já era apaixonado pela garota, mesmo que ela estivesse já no ensino médio.
   Por algum motivo, que acredito ser financeiro, a mãe de Gen e da mocinha (cujo nome não faço ideia que seja), não quer que a filha se relacione com Wao. A mulher pareceu ser bem de vida, do tipo de que quer os filhos casados com gente rica também, para ter “uma boa linhagem”. 
  Ela chega a ser bem hostil com Wao quando ele vai em sua casa, conversar com Gen. E até briga com ele quando o rapaz dá um basta no encontro ás cegas da moça. Ela diz algo similar á “até quando irá nos sugar, sua mãe já está casada e isso não é suficiente?”. 
  Deu-se a entender que ela veria o Wao, e sua família, como sanguessuga. Mesmo assim, o casal fica junto.
   Em resumo da ópera, é entregue poucos detalhes sobre a relação do Wao com a irmã de Gen. Principalmente o que envolve o desgosto da mãe dos irmão em relação ao Wao. 

O casal principal

   Quando vemos o filme, já sabemos com quem Shima vai ficar no final das contas. É com o garoto que sempre respeita ela, e é gentil? Não, é com o grosso mesmo. Clichê, mas gostamos de qualquer forma. 
  Só que tem um porém, em que momento esses dois começaram a se gostar? Foi confuso. 
  Tivemos toda a situação de Wao resolvida e aí chegado o momento de Shima se tornar a protagonista de sua própria história. 
  Primeiro ela se vê atraída por Wao. Mas descobrindo que ele gosta de outra, Shima fica de escanteio. Enquanto isso, ela faz amizade com uma garota de personalidade forte que gosta de Gen, e por mais que trate mal a protagonista, Shima quer porque quer a amizade dela.
   Só que aí Shima percebe, não sei como, que ela está mais interessada em Gen. Tipo, do nada. Não culpo Gen na cena em que chama a atenção de Shima falando sobre ela trocar de interesse com facilidade, porque é isso que demonstra no filme.
   A outra garota (a que gosta do Gen), chega ao ponto de encontrar um cara para que Shima se interesse e saia de perto de Gen. E quando piscamos, estamos naquela cena de ciúmes. 
  Quando tudo se resolve, a garota aceita seus sentimentos e opta por se declarar, recebe essa parede de gelo do rapaz. Óbvio que ela fica chateada, e tudo mais.
  A gente fica na expectativa dele corresponder aos sentimentos de Shima, afinal entendemos que ambos é o casal principal do filme. Só que a patada que Gen dá nela quando a garota fala gostar dele, é bem grotesca.
  Só que é como eu disse antes, é compreensível. Como ele poderia confiar nela, sendo que até pouco tempo atrás Shima dizia gostar do Wao? Aí, ela estava se encontrando com outro rapaz e, do nada, corre pra ele dizendo que gosta dele? 
   E adicionemos a questão de Gen estar saindo com aquela garota. Apesar dele gostar, sim, de Shima, ele sai e dá sua atenção a atual namorada. Porém, fica aquela coisa de se preocupar com Shima, de correr atrás dela, dar atenção a ela. E a namorada fica enciumada. 
    Resumindo, o casal principal só se forma depois que a situação de Wao é resolvida. Shima, que gostava de Wao, vê o crush com outra garota e desencana dele passando a dar atenção ao Gen, que, até então, estava solteiro. Isso até a “amiga” o chamar para sair e ele aceitar.
   A “amiga” sentindo que Shima poderia gostar de Gen, e ele retribuir os sentimentos, tenta colocar outro garoto na jogada para que Shima se afaste. Até que dá certo, mas Shima fica cada vez mais encucada com Gen e não esconde os sentimentos. O rapaz se cansa da situação e cai fora. 
  As duas garotas discutem, falam sobre gostar de Gen e tudo mais. A amiga então sai de jogada deixando ambos protagonistas ficarem juntos. Shima “se declara” para Gen, e ele não acredita nela, achando que está apenas “curtindo”. 

Conclusão

   O filme é bom, só que ele segue um ritmo bem dramático e rápido. Há perca de informações em alguns momentos. 
  Devo dizer que o que me incomodou mais foi justamente a relação do casal principal. Não houve uma cena em que Shima estivesse chorando por não ser correspondida, e que Gen pudesse confortá-la, sabe? Seria uma cena de transição, onde podemos notar que Gen gosta de Shima, se mostra presente ao lado dela a ponto de que, lentamente, Shima percebesse os sentimentos dele.
   Ela literalmente pulou de um cara para outro. Só que quando assistimos o filme, já sabemos o que vai rolar, sabemos que ela vai ter sentimentos por Gen. Então por termos essa noção, apenas esperamos o momento em que ficarão juntos. Não notamos os pormenores.
  Realmente fico curiosa para saber se a obra original teria mais cenas, mais informações, mais momentos que preenchessem essas lacunas. Porque no filme, poderia ter sido bem mais elaborado o roteiro. 
  Assistam, e tirem suas próprias conclusões.