O leonino vem com sua representatividade poderosa por ter o Sol como o seu regente. É majestoso e tem um grande senso de liderança. Conheça os demais atributos do signo de Leão.
Data: 23 de julho a 22 de agosto
Frase: “Eu posso”
Verbo: fazer
Palavra: fé
Natureza básica: líder
Polaridade: masculino, positivo, yang
Quadruplicidade: fixo (criação ou ação determinada e persistente)
Elemento: Fogo
Tipo do elemento: é o fogo da lareira, a chama, a luz
Regente: Sol
Casa: 5
Signo oposto: Aquário
Metal: ouro
Anatomia e estrutura: dorso, região escapular, coração, coluna vertebral, valvas cardíacas, bainha de mielina, mediastino
Expressão positiva do signo: capacidade de recuperação, coragem para assumir responsabilidade, lealdade, cuida de quem necessita de ajuda, gosta de se divertir, tem prestígio, é brincalhão, afetuoso, ardente, apaixonado, generoso, benevolente, magnânimo, digno
Expressão negativa: vaidoso (a vaidade é o seu calcanhar-de-aquiles, adora ser elogiado), colérico, narcisista, tendência ao paternalismo, indulgente com filhos
(Leão está ligado à casa 5), desejo exagerado de poder e de ser a “vedete”, dominador, ditatorial, pomposo, exibicionista
Leia também: Signos de Áries, Touro, Gêmeos e Câncer
Conhecendo um leonino
O leonino é o centro de tudo, assim como Sol é o centro de nosso universo usando a sua gravidade para ter os demais planetas em sua volta. As pessoas do signo de Leão são independentes e seguros, tendo uma grande consciência sobre si mesmo. Costumam ser otimistas, leais e até mesmo carinhosos com as pessoas. No entanto, se o ego não lhe atrapalhar, os leoninos conseguem ser criativos e luminosos podendo até incentivar as pessoas á serem também.
Costuma trabalhar tanto com o coração como a mente, procurando satisfazer e expressar o próprio ego. Entretanto, o lado sombrio de sua personalidade podem torná-los egoístas, o que veremos mais para frente.
O maior ponto de um leonino é a sua autoestima, que costuma ser bem forte, e o seu ego é sensível. Então um leonino pode sim se importar com a opinião de outras pessoas, buscando a aprovação delas para ser considerado uma pessoa importante. Assim como eles não gostam de receber ordens, dificilmente aceitarão bem as mudanças. Por ser um signo fixo, os leoninos somente mudam quando querem, a proposta deve partir deles mesmos. E quando há essa necessidade de mudança, o lado perseverante e obstinado surge para conseguir o que deseja.
O signo da nobreza e do poder
O leão é considerado o rei da selva, e ligado ao Sol que é o seu astro regente. Ele representa a luz, centro, hierarquia, a aristocracia, nobreza e demais aspectos que o deixam sob a liderança e poder. Estão sempre envolto de outras pessoas, procurando se destacar com o próprio brilho e mostrar as suas habilidades provando ser melhor que todos buscando o reconhecimento. Inegavelmente, gostam de ser notados e reconhecidos pelas habilidades positivas, dentre elas a própria liderança. Para conseguir tal mérito, o leonino não medirá esforços para conseguir o que deseja, sendo bastante perseverante e até teimoso.
Como ele prefere estar no topo, irá adorar comandar as demais pessoas, só não gosta quando ele próprio recebe ordens pois mexe com sua dignidade.
Adoram chamar a atenção, isso é fato. Porém, quando o orgulho é ferido ou desprezado eles podem ser dramáticos de forma exacerbada. Não gostam de se sentirem indiferentes pelos demais, então o drama vem como uma forma de se colocar em evidência para não perder a aprovação do outro. Seja consciente ou inconsciente, eles buscam os papéis de heróis.
A fome intensa pelo controle pode torná-lo autoritário e egocêntrico, sufocando as demais pessoas para seguirem o que considera ser o caminho certo. Até mesmo com o dinheiro ele pode ser controlador, gastando em coisas que o satisfazem e sem saber parar e economizar, ou então gastam suas economias para agradar os outros.
Há momentos em que o leonino toma a posição de rei, sentando em seu trono e comandando como um verdadeiro monarca. Quando são feridos, eles usam essa nobreza para colocar os demais em seus respectivos lugares, e somente perdoam quando há um pedido bem sincero de desculpas. Mesmo que não guarde rancor, momentos de tensão podem abalar a relação do leonino.
A simbologia de Leão
Na antiguidade o leão era um símbolo de poder, assim como o Sol. Ambos carregam a simbologia de estar no alto comandando tendo controle de tudo e todos. O animal em si, foi bastante admirado por conta da sua força, até mesmo o rugido do leão é uma demonstração de poder. Alguns consideram a juba do animal como um símbolo de nobreza, tendo alguns reis usando peles de leão como sinal de seu poder.
Em alguns mitos os personagens costumam enfrentar e vencer o leão, que seria uma analogia á sabedoria. Vencer o leão é se tornar uma pessoa sábia. Dentre os heróis que carregam tal mérito, encontramos Hércules. Antigamente, alguns palácios e demais construções colocavam as estátuas de leões em suas portas, por ser considerado uma guarda divina.
Já o astro Sol foi adorado desde os tempos antigos, o homem o adorava para que trouxesse de volta a luz e o calor após a escuridão da noite. Havia o medo de que essa escuridão fosse eterna, e por isso era comum que rituais fossem feitos para convidar o retorno do sol. O astro também é ligado ao aspecto masculino das divindades, no Egito era representado pelo Deus Osíris, e na Grécia havia Apolo, Hermes e Dionísio.
Semelhantemente, em algumas culturas pagãs, há celebrações que são usados o fogo para celebrar o retorno do sol e do calor após os dias frios do inverno. Nesses casos, além do Deus Sol ser homenageado, divindades relacionadas ao fogo e ao dia também são lembrados.
A fisiologia no signo de Leão
Como o Leão e o Sol ficam no centro de tudo, e gostam de comandar, no corpo humano temos o coração que sempre bombeia o sangue para os demais órgãos. Não se importando de terem pessoas dependentes consigo, que deixam comandar tudo, assim é com o coração, uma vez que se torna desfuncional reverbera para os demais órgãos.
Afim de chegar até as demais partes do corpo, o coração bombeia o sangue através do sistema circulatório. Quando um leonino bloqueia a sua generosidade, ou tem algum desequilíbrio, poderão haver problemas cardíacos e circulatórios.
Como se tornar um Leonino melhor?
- Compreender e trabalhar o ego;
- Saber que nem sempre se pode ser o centro das atenções;
- Ter mais cuidado com dinheiro;
- Não ser tão dramático às vezes;
- Ser menos teimoso e ouvir mais as pessoas;
- Ser um rei ou rainha dignos.
Fontes
A astrologia da Mãe-Terra – Marcia Starck
As plantas e os planetas – Ana Bandeira de Carvalho